Quais são os benefícios nutricionais das frutas?

Quais são os benefícios nutricionais das frutas?

As frutas em geral fornecem poucas calorias, sendo uma ótima pedida para quem deseja eliminar peso ou manter.
Possuem alto teor de água em sua composição, repondo os líquidos eliminados através da transpiração, suor, etc. Por isso no verão é importantíssimo consumir frutas.

São fontes de vitaminas e minerais, que desempenham papel essencial no organismo. Algumas são ricas em vitamina C que é o caso das frutas cítricas, como: laranja, limão, morango, acerola, goiaba e outras. Outras são ricas em beta caroteno "precursor da vitamina A", como a manga, caqui, mamão, etc. Além destas e outras vitaminas, não podemos esquecer dos minerais, que estão presentes em muitas frutas, como potássio e ferro.

As frutas possuem grande quantidade de fibras, que estimulam um bom trabalho intestinal, além de provocar uma sensação maior de saciedade. Na maioria das frutas encontra-se a pectina que é uma fibra solúvel, que ajuda no controle do colesterol, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Consumindo frutas com a casca você ingere a fibra insolúvel, que acelera o movimento do bolo fecal, fazendo com que o seu intestino funcione regularmente, evitando constipação.

O processo de digestão das frutas é mais rápido, pois possuem pouca gordura, sendo então rapidamente absorvidos os nutrientes, evitando com que você sinta aquela sensação de moleza após consumir alimentos, principalmente nesta época de verão.
 

Conheça algumas frutas que levamos até você!

Frutas para lanche
Maçã: A maça tem muitas propriedades medicinais, entre elas, fósforo, sais minerais e vitaminas (A, B1, B2), ácidos, sódio e tanino, que atua como antiinflamatório e adstringente. A maçã ajuda a tratar de: eliminação de toxinas no sangue, pele cansada, desidratada e congestionada, problemas digestivos, proteção da mucosa, retenção de líquidos, reumatismo e tensão nervosa.

Mamão: O mamão foi consagrado pela sabedoria popular como um santo remédio para prisão de ventre. O mamão contém papaína, enzima que facilita a digestão. Quando o mamão é ingerido em jejum, é eficaz contra o diabete. O mamão ajuda a tratar de: doenças respiratórias, calos, feridas, prisão de ventre, problemas digestivos, anemia, verminoses e verruga.

Manga: A manga é altamente nutritiva, rica em fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas (A, B, C) Ela é depurativa do sangue e funciona como expectorante. A manga ajuda a tratar de: anemias, bronquites, distúrbios digestivos, desnutrição, gengivites, tosses e úlceras.

Melão: O melão é excelente para repor o potássio, necessário para o bom funcionamento do organismo, além de conter ácidos orgânicos, glicose, sais minerais e vitaminas (A e C) O melão ajuda a tratar de: anemias, cansaço físico e mental, debilidade orgânica, eliminação de toxinas, intestino preguiçoso e pele seca.

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